quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Engenharia Genética



Engenharia Genética 






A  ''Engenharia Genética '' pode ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir a identificação , manipulação e multiplicação de genes dos organismos vivos .

Através desta nova ciência é possível a manipulação do DNA, ou seja , do ácido desoxirribonucleico que existe nas células dos seres vivos e assim recombinar genes , alterando-os , trocando-os ou adicionando genes de diferentes origens e criando novas formas de vida . A engenharia genética possibilita :

  • Mapear o sequenciamento de genoma das espécies animais , incluindo o ser humano ( Genoma Humano) e dos vegetais ;
  • A criação de seres clonados (copiados)
  • Desenvolver a terapia genética ;
  • Produzir seres transgênicos .   






Estas novas possibilidades no campo da genética passaram a preocupar o governo e grandes parte das sociedades envolvidas , pois se o processo for mal direcionado poderá prejudicar o patrimônio genético,  inclusive irremediavelmente . Por este motivo já há provisão legal tutelando as atividades desta nova  ciência.









quinta-feira, 19 de novembro de 2015

DNA ,RNA & Síntese de Proteínas

DNA


É um composto orgânico cujas moléculas  contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus , e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. O seu principal papel é armazenar   as informações necessárias para a construção das proteínas ARNS. Os segmentos de  ADN que contém a informação genética são denominados genes . O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética . 
A molécula de DNA  é  composta por uma fita dupla de nucleotídeos . Existem quatro subunidades de nucleotídeos , e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entra as bases nitrogenadas dos nucleotídeos .
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos ) associada a um ou mais grupos fosfato e a uma base nitrogenada .  

 





No Filamento de DNA => Purinas ( Adenina e guanina ) e Pirimidinas (timina  e citosina) .

RNA


RNA é um tipo de ácido nucleico , tratando-se de uma molécula essencial para que ocorra a produção de proteínas .Além de carregar informações genéticas ,  o RNA também atua nos processos metabólicos tendo a função de enzima ( ribozinas). Elaborado por um processo o qual denominamos como transição genética . O RNA caracteriza-se  por uma molécula de fita simples e é formada por nucleotídeos composto de uma pentose ( processo que recebe o nome de ribose ) , uma base nitrogenada (adenina (A) , uracila (U) , guanina (G) e citosina (C) e um grupamento fosfato .


No filamento de RNA => Purinas ( adenina e guanina ) e Pirimidinas ( uracila e citosina ) 


Tipos mais Importantes de RNA




Diferenças entre DNA e RNA 

Na célula , o DNA é encontrado no núcleo , e o RNA é produzido no núcleo mas migra para o citoplasma. A nível da pentose ( o monossacarídeo estrutural que está presente no nucleotídeo ) , no RNA existe a ribose e no DNA a desoxirribose .Outra diferença entre DNA e RNA se encontra nas suas estruturas. Quanto ao número de fitas , normalmente o RNA apresenta uma hélice simples , enquanto o DNA tem uma dupla-hélice .
Relativamentre ao pareamento das bases nitrogenadas ,tanto no RNA como no DNA a citosina se pareia com guanina .A diferença é que o RNA a adenina se pareia com a uracila e no DNA a adenina se pareia com a timina .