Fungos
No reino Fundi é onde ficam os fungos , organismos geralmente macroscópios ( que podem ser vistos a olho nu) ,eu carionetes ,heterótrofos .Os representantes mais conhecidos são o bolor de pão ,mofo , orelha de pau , leveduras e o cogumelo .

Estrutura
Os fungos são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este, se estende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes (veja "Alimentação").

Os fungos tem inúmeros usos econômicos: Leveduras (fermentos) são fungos. São usados na fabricação de pães, cervejas, vinhos, álcool, etc...Como alimento - Champignon, Fungi Porcini, Trufas, Chás...Na maturação de certos queijos (gorgonzola, camembert)
Também são matéria prima na produçãode antibióticos, sendo que o primeiro identificado, penicilina, foi isolado de um fungo do gênero Penniciliumm.
São causadores de doenças, tanto em humanas (micoses, ex. tinhas), como em animais e plantas (um monte de doenças).
Por fim, são extremamente importantes no solo, como decompositores de matéria orgânica, recicladores de nutrientes e agregadores do solo e como micorrizas, melhorando a capacidade das plantas de absorver nutrientes do solo, sendo que algumas espécies de plantas superiores, como os Pinus sp. , só se desenvolvem infectados por micorrizas. O mesmo vale para orquídeas epífitas.
Benefícios dos Fungos ao Ser Humano
Na alimentação, os fungos são consumidos de duas formas:
(1) diretamente, ou seja, os próprios cogumelos; (2) indiretamente, pois a ação dos fungos permite a fabricação de pães e certos tipos de queijo, por exemplo. Deve-se tomar cuidado com os cogumelos e só ingerir as espécies conhecidamente comestíveis, visto que algumas são venenosas.
Os fungos também são utilizados na indústria farmacêutica, principalmente na produção de antibióticos. (penicilina)
*Fermentação*: Decomposição lenta dos açúcares pela ação de fungos e bactérias. A fermentação do açúcar pode produzir o álcool.
Estragam alimentos , e causam doenças .
Como por exemplo :
- Micose;
- Sapinho;
- Candidezes;
- Frieira;


Nenhum comentário:
Postar um comentário