quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Tipos Sanguíneos Sistema ABO Fator Rh

Os Grupos Sanguíneos  

O fornecimento seguro de sangue de um doador para um receptor , requer o conhecimento dos grupos sanguíneos . Estudaremos dois sistema de classificação de grupos sanguíneos na espécie humana: os sistemas ABO e RH . Nos seres humanos existem os seguinte tipos básicos de sangue em relação aos sistema ABO : grupo A , grupo B , grupo AB e grupo O .
Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos. Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B . De acordo com a presença ou não dessas hemácias , o sangue é assim  classificado :


  • Grupo A - possui somente o aglutinogênio A ;
  • Grupo B - possui somente o aglutinogênio B ; 
  • Grupo AB - possui somente o aglutinogênio A e B ;
  • Grupo O - não possui aglutinogênios .





No Plasma sanguíneo humano , podem existir duas proteínas , chamadas aglutininas : aglutinina anti- A  e aglutinina anti-B .




Grupo sanguíneo
Aglutinogênios
(nas hemácias)
Aglutininas
(no plasma sanguíneo)
A
A
anti – B
B
B
anti – A
AB
AB
---
O
---
anti – A e anti – B




A descoberta dos tipos sanguíneos foi muito importante , pois ante disso , muitos acidentes foram causados ,
inclusive com pacientes indo a óbito por terem recebido um sangue incompatível com o seu . Dessa  forma , é de extrema importância que , antes de se fazer uma transfusão sanguínea , se saiba o tipo sanguíneo de cada pessoa .

       
Grupo sanguíneo
Pode receber sangue de:
Pode doar sangue para:
A
A e O
A e AB
B
B e O
B e AB
AB
A, B, AB e O
AB
O
O
A, B, AB e O

Sistema RH de Grupos Sanguíneos



Sistema RH de Grupos Sanguíneos 


Em uma experiência com um macaco da espécie Rhesus , Karl Landsteiner e sua equipe observaram , que quando injetavam o sangue desse macaco em cobaias , as cobaias produziam anticorpos , que eles chamaram de anti-Rh .
Fazendo essa mesma experiência , mas com sangue humano , os pesquisadores observaram que 85%  das amostras de sangue humano testadas com anticorpo Rh sofreram aglutinação , o que sugere a presença de antígeno Rh no sangue . As pessoas que tiveram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh foram chamadas Rh positivas ( Rh) , indicando que suas hemácias tem um antigênio semelhante ao dos macacos , oi fator Rh.
As hemácias dos 15% restantes não se aglutinaram e por isso foram chamadas de Rh negativas , indicando a ausência do fator Rh em suas hemácias .



Para saber se uma pessoa tem sangue Rh positivo ou negativo , basta misturar uma gota de sangue da pessoa a uma solução com anticorpo Rh . Caso as hemácias se aglutinem , essa pessoa tem sangue Rh  positivo , caso elas não se aglutinem , essa pessoa tem sangue Rh negativo . 

Em geral os indivíduos Rh negativos (Rh-) não possui aglutininas anti-Rh. No entanto, se receberem sangue Rh positivo (Rh+), passam a produzir aglutininas anti-Rh. Como a produção dessas aglutininas ocorre de forma relativamente lenta, na primeira transfusão de sangue de um doador Rh+ para um receptor Rh-, geralmente não há grandes problemas. Mas, numa segunda transfusão, deverá haver considerável aglutinação das hemácias doadas. As aglutininas anti-Rh produzidas dessa vez, somadas as produzidas anteriormente, podem ser suficientes para produzir grande aglutinação nas hemácias doadas, prejudicando os organismos . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário